Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre
Com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral.
13 e 14 de abril (4h por dia, das 14h as 18h)
Inscrições até 30 de março.
Se considerarmos a forma como o treinamento do ator é muitas vezes proposto, é possível reconhecê-lo como um dos estágios que permeiam os processos criativos no teatro, independente das linguagens e gêneros investigados. De qualquer forma, quando examinado através dos estudos da performance, a noção de treinamento pode ser ampliada significativamente. De fato, através desses estudos a noção de training foi problematizada e dentre as implicações que emergiram desse processo é importante considerar a dissolução de várias dicotomias, entre vida e arte, corpo e mente, real e ficcional. No que diz respeito a essas dissoluções, elas abriram caminho para a emergência de práticas e de aspectos que não haviam sido explorados como treinamento artístico, tais como o uso da autobiografia e a exploração de materiais interdisciplinares. Essas práticas ampliaram, por sua vez, o spectrum explorado pelo treinamento artístico, gerando dinâmicas relacionais em muitos níveis. Nesse workshop entraremos em contato com algumas dessas noções e práticas. Assim define o diretor Matteo Bonfitto, que ministrará esta atividade.
Matteo Bonfitto é ator, diretor, e pesquisador teatral. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Fez a graduação no DAMS – Departamento de Arte, Música e Espetáculo – da Università degli Studi di Bologna – Itália. É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP, e Ph.D. pela Royal Holloway University of London – Inglaterra. Permaneceu de 2002 a 2006 na Europa com uma bolsa da Capes desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre o trabalho do ator no teatro de Peter Brook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário