quinta-feira, 21 de março de 2013

Lançamento da Escola de Espectadores de Porto Alegre será na próxima terça, dia 26


Cerimônia ocorre no Teatro Túlio Piva, a partir das 20h, e terá a participação de um dos principais nomes da historiografia e da crítica teatrais da América Latina, Jorge Dubatti, além da abertura da exposição Pelas Ruas e Palcos da Cidade, das fotógrafas Adriana Marchiori e Ana Vianna.

Foto de Adriana Marchiori
Uma programação repleta de atrações interessantes marca o lançamento da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), na próxima terça-feira (26) no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575 – Cidade Baixa). A cerimônia, que tem entrada franca, está marcada para as 20h, e contará com a presença do pesquisador argentino Jorge Dubatti, que criou a primeira escola de espectadores em 2001, na cidade de Buenos Aires, e do coordenador da EEPA, jornalista e dramaturgo Renato Mendonça. Além disso, haverá a abertura da exposição Pelas Ruas e Palcos da Cidade, das fotógrafas Adriana Marchiori e Ana Vianna, apresentando uma criteriosa seleção de imagens de dança e teatro, eternizando a delicadeza e a arte de pessoas em cena. Todas essas atividades fazem parte das comemorações da Semana de Porto Alegre.


Escola de Espectadores
As atividades da EEPA seguirão o modelo que já funciona com sucesso em Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México, La Paz, Santiago do Chile, Medelin e Lima, conciliando aulas sobre fundamentos de artes cênicas e debates com diretores, atores, produtores e técnicos tendo por tema produções de artes cênicas que estejam em cartaz em Porto Alegre. As atividades da EEPA serão gratuitas e não serão exigidos quaisquer pré-requisitos dos alunos. As aulas serão quinzenais e terão lugar no Auditório Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307), sempre aos sábados, das 10h30min ao meio-dia. O primeiro ciclo da EEPA se inicia no próximo dia 13 de abril e vai até 6 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email inscrevacac@gmail.com. A EEPA é um projeto da Coordenação de Artes Cênicas da PMPA.

Jorge Dubatti
Um dos principais nomes da historiografia e da crítica teatrais da América Latina. Pesquisador, teórico e crítico de artes cênicas. Nascido em Buenos Aires, é doutor em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires. Dirige, desde 2001, a Escola de Espectadores de Buenos Aires (EEBA). Publicou mais de mais 400 artigos em revistas e jornais especializados de Argentina, Alemanha, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Uruguai e Venezuela. É autor de livros fundamentais como Teoría y práctica del Teatro Comparado (ensaios, 2003) e Teatro Comparado. Problemas y conceptos (ensaio, 1995).


Renato Mendonça
Jornalista, escritor, dramaturgo e pesquisador no campo de artes cênicas. Foi editor das áreas de Artes Cênicas e de Música no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, entre os anos de 1994 e 2010. Integra a DRAN – Oficina de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes, desde 2007. Cursa o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e deve defender dissertação no primeiro semestre de 2013.


Exposição Fotográfica - Pelos Palcos e Ruas da Cidade
As imagens de dança foram capturadas nos festivais realizados pelo Centro de Dança de Porto Alegre, como o Dança.com, o Amostra de Dança de Verão de Porto Alegre, apresentações do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e produções cinematográficas de vídeo dança. As imagens de teatro, por sua vez, foram capturadas em trabalhos dos alunos do Departamento de Artes Cênicas da UFRGS, em espetáculos de grupos estreantes do Projeto Novas Caras da Secretaria Municipal de Cultura, como Os Pindaibanos, agraciado com o Prêmio Mais Teatro Revelação 2012.  Imagens de grupos mais experientes, como Cabaret Valentin e  Cia Stravaganza também fazem parte da mostra.
Fotógrafas: Adriana Marchiori e Ana Vianna.   
                                                                                   Foto de Ana Vianna


A exposição pode ser conferida de 26/3 a 26/4,de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14 às 17h; aos sábados e domingos a partir de 1h antes dos espetáculos conforme programação do Teatro.

LANÇAMENTO DA ESCOLA DE ESPECTADORES DE PORTO ALEGRE

Quando: Terça-feira (26/3), às 20h
Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575 – Cidade Baixa)
Participações: Pesquisador argentino Jorge Dubatti, inspirador das escolas de espectadores, e coordenador da EEPA, Renato Mendonça
Abertura da exposição Pelos Palcos e Ruas da Cidade, das fotógrafas Adriana Marchiori e Ana Vianna
Entrada franca

ESCOLA DE ESPECTADORES DE PORTO ALEGRE
Primeiro ciclo de aulas: de 13/4 a 6/7, com aulas quinzenais, aos sábados, das 10h30 ao meio-dia
Onde: Auditório Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307)
Não há pré-requisitos para participar

Aulas gratuitas
Inscrições por email: inscrevacac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário