terça-feira, 31 de maio de 2011

CLUBE DO FRACASSO

de 04 de junho a 03 de julho
sábados e domingos às 21h
Sala Álvaro Moreyra

Ingressos:
R$20,00 (50% para estudantes, classe artística e idosos)
duração:
1h25min















Um olhar festivo sobre o erro e a fragilidade humana, e aos nossos fracassos em geral. Ou seja, tudo o que vale a pena. Somos bastante imperfeitos, mas talvez na imperfeição resida nossa salvação. Dizia Beckett: tente. Fracasse. Tente outra vez. Fracasse outra vez. Fracasse melhor.
Clube do Fracasso é a primeira montagem da Trilogia Festiva, novo projeto da Cia Rústica que, depois de três premiadas montagens de Shakespeare, se aventura na composição de dramaturgia em sala de ensaio. O espetáculo se estrutura em vários jogos que se desdobram sobre zonas diversas da experiência humana, percorrendo memórias, amores despedaçados, exposições ao ridículo, tentativas falidas, a sede do sucesso, nossos medos e desejos. O cardápio do clube oferece uma mistura de novos ingredientes no repertório da Cia - texto próprio, uso de projeções de imagens - com elementos que já são parte da linguagem desenvolvida pelo grupo: música ao vivo, o ator como centro da cena, fisicalidade, humor, ênfase na teatralidade. Uma linguagem festiva que celebra o teatro como um espaço de encontro, conjugando comédia e sensibilidade, palavra e corpo, presença e teatralidade.

Prêmio Açorianos 2010 de Melhor Dramaturgia e Troféu RBS de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular. Prêmio Funarte Myriam Muniz 2009.

Criação Cia Rústica
Direção e Composição dramatúrgica Patrícia Fagundes
Elenco Francisco de los Santos, Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo e Priscilla Colombi
Figurinos e adereços: Heinz Limaverde
Assistência Figurinos: Francisco de los Santos
Cenário: Álvaro Vilaverde
Trilha sonora e Preparação vocal-musical: Simone Rasslan
Composições e pitacos corporais: Cibele Sastre
Iluminação: Cláudia de Bem
Captação e edição de imagens: Fábio Lobanowsky
Direção de Produção: Patrícia Fagundes
Produção Executiva: Morgana Kretzmann e Lisandro Bellotto
Programação gráfica: Paloma hernandez e patrícia fagundes
Fotografias: Alex Ramirez e Marina Mendo
Alimentação do blog: Marina Mendo

Saiba mais:
www.clubedofracasso.wordpress.com
www.ciarustica.com

Veja o que já disseram:
Um exercício inteligente e corajoso de mergulhar nessa lógica ilógica que é a vida. [...].E, para isso, a montagem vale-se de recursos circenses, do vaudeville, da cultura midiática dos shows de auditório. Piadas, canções, pequenos números de acrobacia, depoimentos, leitura de cartas, confissões. Esses são os elementos que vão compondo uma dramaturgia potente e criativa. Depois de se debruçar sobre textos consagrados de William Shakespeare, Patrícia Fagundes e sua troupe, arriscam. E arriscar, para mim, faz parte da tarefa do artista e é o que pode de maneira efetiva deixar a arte viva. [...] E é fascinante ver que a fisicalidade em cena aparece não como recurso performático vazio, mas para que esses corpos também possam fazer parte do discurso, que possam contar o que o silêncio das palavras ainda revela. [...]
Clube do fracasso filosofa sobre a verdade, sobre a realidade, sobre as simulações, sobre a existência, sobre opressão. É uma montagem cômica, melodramática, festiva e, com e por tudo isso, política! E sem precisar ser panfletária. Não sei se propositalmente, mas conversa com Foucault, Deleuze, Bakhtin, Artaud, mas não há nada de afetações. Esse filosofar acontece em cena, porque acima de tudo conversa com a humanidade nossa de cada dia, onde filósofo, palhaço ou platéia são feitos e desfeitos dos mesmos fios. Seja para tecer ou para tropeçar.
Airton Tomazzoni
Jornalista, coreógrafo e pesquisador
Diretor do Centro de Dança da Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário