sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vencedor da segunda edição da Bolsa Ivo Bender

Vencedor da segunda edição da Bolsa Ivo Bender de Incentivo à Criação Dramaturgica, concurso promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e Instituto Goethe

PATRICIA DOS SANTOS SILVEIRA

Lançado em 2011, o prêmio homenageia o dramaturgo gaúcho Ivo Bender e consagra a criação dramaturgica, premiando o vencedor com o valor de R$10.000,00 (dez mil reais) e uma bolsa de estudos na Alemanha.

No projeto de Patrícia, está a construção do texto Em um tempo aberto:

"Cinco pessoas de idades e gêneros diferentes lutam por alargar o tempo presente. Todas tem um motivo para querer parar o tempo no instante em que se encontram. Os motivos dos atuantes para manter esse desejo são: a criança que não quer perder os pais; a mulher que ainda quer ser mãe e percebe que isso vai ficando cada vez mais difícil conforme o tempo passa; o homem velho que se apaixonou e sabe que esta será a última vez; a mulher jovem que nunca se sentiu tão feliz porque começa a descobrir o mundo; o homem jovem porque começou em seu primeiro emprego. Todos desejam parar o tempo em um presente eterno e lutam por se manterem no exato momento em que se encontram. Se veem diante do conflito entre um tempo que se move inexoravelmente e uma necessidade vital de felicidade. Diante desses desejos, uma experiência temporal se abre diante deles, o tempo começa a se desnudar em uma longa viagem por seus mundos e sonhos"

Patrícia é formada em turismo (UFPEL), letras (FURG) e teatro (UFRGS), mestre em teatro (UDESC) e atualmente doutoranda em letras pela PUC-RS.

Um comentário:

  1. Como participante desse concurso, posso dizer que é com prazer que recebo esse resultado. A sinopse da proposta de Patrícia é muito interessante, tratando de um tema tão discutido, hoje em dia, a partir de uma visão surreal que acredito corresponda aos anseios do teatro contemporâneo. Além disso, ela apresenta uma formação sólida em áreas que só podem dar qualidade ao seu texto. Creio cumprirá perfeitamente o papel de homenagear Ivo Bender.

    ResponderExcluir