segunda-feira, 14 de março de 2011

exposição CACÁ CORRÊA o artista

de 15 a 23 de março - Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues


Nesta terça-feira, dia 15 de março, às 19h, será inaugurada a exposição em homenagem a Cacá Corrêa, artista plástico, ator, diretor, cenógrafo e figurinista gaúcho, falecido em 24 de dezembro de 2010.

Cacá era natural da cidade de São Gabriel e mudou-se para Porto Alegre na década de 1980 para cursar Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS. Pouco tempo depois foi convidado por Luiz Henrique Palese e Adriane Mottola para integrar o elenco de Shandar e o feitiço de Mungo, espetáculo inaugural da Cia de Teatro di Stravaganza, em 1988. Nos anos seguintes, a parceria se aprofunda e participa dos espetáculos O marido era o culpado, Por um punhado de jujubas (Prêmio Quero-Quero/SATED de melhor ator coadjuvante), A lenda do Rei Arthur e O ovo de Colombo (Prêmios Tibicuera e 8º Festival de Pelotas de Melhor Ator). No ano de 1994, Cacá trabalha na montagem de Romeu e Julieta, dirigida por Zé Adão Barbosa, nas funções de ator e cenógrafo. Ainda em Porto Alegre, trabalhou sob a direção de Júlio Conte, em Bailei na Curva; Néstor Monasterio, em Cassino Atlântida; e Camilo de Lélis em O espantalho, que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator.

Após passagens pelo Rio de Janeiro e São Paulo desempenhando funções no núcleo de cenografia da Rede Globo, Cacá mudou-se para Florianópolis onde criou a Cia Apatotadoteatro. Com este grupo dirigiu e atuou em montagens de teatro adulto, infantil, de bonecos e de animação que contemplaram tanto autores consagrados da dramaturgia universal, quanto a pesquisa de lendas e autores catarinenses. A exposição é uma iniciativa de um grupo de colegas e amigos de Cacá, com apoio da Coordenação de Artes Cênicas da SMC. A mostra contará com fotografias de seus trabalhos como ator e diretor e objetos de cena e figurinos criados e executados por ele.

3 comentários:

  1. Bela e sensivel iniciativa!
    Parabéns para os idealizadores e todos da CAC.

    ResponderExcluir
  2. De fato, Alexandre, bela e rspeitosa iniciativa.

    Parabéns CAC!

    ResponderExcluir
  3. É lindo e é o mínimo que se pode fazer em homenagem a este grande artista que viveu e respirou o teatro.
    Muito obrigado Cacázito por me dar a honra de conviver contigo.

    ResponderExcluir