domingo, 13 de março de 2011

Texto final do SESSÃO DA CLASSE: "O truque da moeda", por Renato Mendonça


Será que a Sessão da Classe vai ser um sucesso? Posso dar várias respostas.
Começando pela otimista “Já é!”. Afinal, é só juntar os textos que os nossos 10 convidados escreveram para o blog MaisTeatro e comprovar que a discussão já rendeu, que as perguntas certas estão sendo feitas, que as respostas fatalmente deverão surgir.
Tem a resposta meia-boca tipo “Tamos na luta”. Ou seja: vamos torcer para a classe comparecer ao Teatro Renascença na segunda e terça à noite, vamos rezar para que o pessoal pare de escrever sobre animais de estimação no facebook e preste atenção no seu futuro (sei que vou arranjar encrenca com essa frase, mas não se pode fazer sucesso o tempo inteiro...).
E tem a resposta que confessa o fracasso: "Mas onde é que está todo o mundo? O show da Shakira é só amanhã!". Pode ser que não apareça ninguém (Gente! Na terça vai ter espumante depois do debate!), pode ser que impere um silêncio absurdo e ensurdecedor no Renascença, pode ser que nem o rato de coquetel dê as caras para fazer uma boquinha. Mas, olha, um fracasso até que não é tão ruim assim. Como o Daniel Colin e o Roberto Oliveira sugeriram em seus posts, sucesso e fracasso são vizinhos na mesma moeda. Sucesso e fracasso estampando, cada uma, uma face.
A torcida é por uma Sessão de exceção, com discussões cruzando palco, plateia e internet, com todo mundo falando o que deve – e só o que deve, senão a Sessão vai virar Coruja. E se nada der certo, talvez haja um gaiato para proclamar: “Fracassar. Fracassar de novo. Fracassar melhor”.antes de dar um gole no espumante que vai sobrar...
Eu sigo otimista. Acho que essa iniciativa da Coordenação de Artes Cênicas é mais que oportuna. Em 15 anos de jornalismo cultural, só vi a classe artística de teatro e de dança reunida para a cerimônia do Açorianos. O resultado, a gente já conhece: alguns felizes, outros frustrados, muitos gritos de uhu e de vez em quando um Castanha para exibir sua genialidade.
Na Sessão da Classe vai ser diferente. Vamos endurecer o discurso, sem perder a ternura e o bom humor, e descobrir como se faz para fazer a moeda do Fracasso e do Sucesso ficar de pé.
Renato Mendonça
jornalista e curador desta edição do Sessão da Classe

Nenhum comentário:

Postar um comentário