sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sessão da Classe vai dar o que falar...A Forra do Teatro por Renato Mendonça

Dias 14 e 15 de março, 20h, artistas no palco e na plateia do Teatro Renascença. Não haverá roteiro nem gênero definidos, mas é certo que haverá drama, comédia e algum pastelão. São dias de Sessão da Classe, quando a dança e o teatro gaúchos vão parar para discutir suas principais questões.

Enredo é o que não falta. O sucesso se mede pelos números da bilheteria ou pelos avanços estéticos? Devemos nos conformar em sermos bancados pelo Poder Público e reunirmos na plateia apenas amigos e agregados? Estamos preparados para atrair os novos espectadores que surgirão nas asas do Vale-Cultura? Só se consegue público fazendo comédia?

Vou estar no palco como mediador e espectador privilegiado. Em 15 anos de jornalismo cultural, é algo que muito raramente presenciei: artistas despidos de personagens, tomando o rumo da história nas próprias mãos. Vamos ter final feliz? Na segunda noite é certo, porque o Breno promete espumante na confraternização do final da Sessão da Classe.

Espero que os dois debates sejam um ensaio geral para uma mobilização espetacular. Se no próximo dia 27 de março já está confirmada a Farra do Teatro, que nos dias 14 e 15 se faça a Forra do Teatro, lavação de figurino sujo, pino de luz nos problemas, tirar a maquiagem e dar a cara limpa a bater, começar logo a função que a TV a cabo, o passeio no shopping e o cinema com ar condicionado perfeito estão a devorar o público.

E não tem desculpa para não meter um caco nessa discussão. De dois em dois dias, até a Sessão da Classe, o blog Mais Teatro vai publicar provocações dos convidados, e cada um e todos os internautas podem e devem comentar os posts, garantindo o aquecimento do debate.

Faltou dizer quem serão os debatedores – e vamos concordar que, com um elenco desses, o sucesso é garantido. Palmas (e perguntas, e críticas, e contra-argumentos) para:

No dia 14, Airton de Oliveira, Daniel Colin, Eva Schul, Patricia Fagundes e Zé Victor Castiel

No dia 15, Alexandre Vargas, Camilo de Lélis, Hamilton Leite, Marcelo Adams e Roberto Oliveira

2 comentários:

  1. Se é pra meter a boca no trombone... to dentro!! uhuuu... adoro ver o circo pegar fogo!

    ResponderExcluir
  2. Iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento de uma produção artistico -cultural sólida. Estarei presente!
    Cássio Azeredo - Teatro do Clã

    ResponderExcluir