terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sessão da Classe apresenta: Uma leve reflexão sobre sucesso, ofício, retorno público e social, por Hamilton Leite

"O que é sucesso?

No caso de quem é profissional de teatro em Porto Alegre, fazer o que se gosta, tendo a rua por palco, podendo viver do próprio ofício e afirmar que esse é seu trabalho, e ainda levando a tua arte a mais de 20 estados do Brasil e a alguns países da América Latina, pode ser considerado um grande sucesso.

Mas creio que não: é um ofício como qualquer outro.

Quanto à questão de sair do Rio Grande do Sul para fazer sucesso, acho fundamental. Resumir o teu teatro a Porto Alegre e a um estado apenas provoca depressão.

Tu podes falar da tua terra, das lendas, dos contos, mas o regional é universal... é óbvio.
Ironicamente, na primeira vez que a Oigalê está sendo patrocinada, optamos por ficar no Rio Grande do Sul e não sair pelo Brasil. Não decidimos isso para fazer sucesso, mas, sim, para pesquisar e ter um pouco de tranquilidade no processo de montagem de um novo espetáculo. E, mais: para mostrar que com verba suficiente conseguimos levar nossa arte para municípios com 3 mil habitantes, que constituem quase a metade dos municípios gaúchos.

Creio que o teatro do Rio Grande do Sul teria mais sucesso em seu ofício direto com o público se contássemos com mais empresas gaúchas patrocinando o que é feito aqui, e se os nossos governos municipais e estadual investissem mais recursos para que principalmente a população de menor renda possa ter teatro na escola, na indústria, na sala de espetáculo, na rua e em muitos outros locais. Aí poderíamos dizer que isso é um sucesso."

Hamilton Leite - Ator, produtor, diretor e oficineiro teatral. Um dos fundadores da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário