sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SENSAÇÕES LITERÁRIAS - OFICINA DE TEATRO INSPIRADA NA LITERATURA

Dias 1º e 8 de novembro, segundas-feiras, das 18h30 min. às 22h30 min, acontece na Sala Álvaro Moreyra a oficina Sensações Literárias: oficina de teatro inspirada na literatura com a atriz Elisa Lucas.
Com o objetivo de fornecer subsídio a atores e não atores para que possam exercitar a teatralização de situações de contos de Machado de Assis, transpondo para a cena teatral a atmosfera intimista, irônica e humana presente na literatura Machadiana, a oficina se fundamenta na pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator através da transposição cênica de um personagem literário, desenvolvida por Elisa Lucas durante a criação de Confesso que Capitu (2004), com orientação de Roberto Birindelli.
Serão trabalhados também exercícios de Viola Spolin (Improvisação teatral), Ingrid Dormien Koudela (Jogos Teatrais), Stela Adler e Propostas de Aquecimento e Treinamento de Ator com enfoque na Improvisação Teatral e Contracenação.
A idéia é trabalhar a partir de um conto de Machado de Assis previamente selecionado explorando diversas formas de transposição.

A oficina terá ENTRADA FRANCA e faz parte da contrapartida oferecida pela atriz ao Ministério da Cultura por ter ganhado o Edital de Intercambio e Difusão Cultural. Em junho de 2010 Elisa Lucas apresentou Confesso que Capitu em Sevilha, na Espanha, no evento internacional Máster Oficial de Artes del Espectáculo Vivo - Troca Investigativa e Cultural.
A atividade é aberta ao público, com inscrições no local, no dia 1º de novembro, uma hora antes. Será fornecido certificado aos participantes que comparecerem aos dois dias.



Sensações Literárias: oficina de teatro inspirada na literatura
Público-alvo: Adultos a partir de 16 anos com ou sem experiência Teatral
Mínimo de participantes: 08 - máximo de participantes: 21
Carga horária: 8 horas/aula (divididas em dois dias)
Data: 1 e 8 de novembro, segundas-feiras, das 18h30 min. às 22h30 min
Local: Sala Álvaro Moreyra

Um comentário: