quinta-feira, 1 de julho de 2010

Saiba mais sobre o Yuyachkani

Um dos convidados ilustres para participar do Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é o Grupo Cultural Yuyachkani, coletivo teatral mais importante do Peru e uma grande referência latino-americana no novo teatro popular. O grupo vem trabalhando desde 1971 na vanguarda da experimentação teatral, da performance política e da criação coletiva. Yuyachkani é uma palavra Quéchua que significa "Eu estou pensando, eu estou lembrando". Sob este nome, o grupo teatral tem se dedicado à exploração coletiva da memória social incorporada, em particular, em relação às questões de etnicidade, violência e memória no Peru.

O Yuyachkani ganhou o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos, no Peru, em 2000. Conhecido por seu empenho criativo das formas performáticas indígenas assim como formas teatrais cosmopolitas, o Yuyachkani oferece um insight sobre o teatro peruano e latino-americano para ampliar os problemas da estética social pós-colonial.

Na abertura do festival, dia 05 de julho, o Yuyachkani apresenta o espetáculo Adios Ayacucho, no Teatro Renascença às 20h. O segundo espetáculo do grupo, Rosa Cuchillo, fará duas apresentações: às 20h do dia 06 no bairro Humaitá, no Centro Cultural Esportivo Ferroviário – G.E. Ferrinho, e no dia 08 às 15h no Largo Glênio Peres – Mercado Público.



Sinopses dos espetáculos:

ADIOS AYACUCHO
Adios Ayacucho, uma novela publicada por Julio Ortega no fim dos anos 80, condensava todo um momento em que as imagens da televisão e as primeras páginas dos jornais davam conta do conflito armado interno em Ayacucho. Yuyachkani, na versão teatral de 1990, torna-se um referente artístico muito importante para sensibilizar sobre esse período da historia do Perú.
Adios Ayacucho narra a história de um agricultor ayacuchano, Alfonso Cánepa, que morre vítima da violência dos anos 80. Uma vez morto decide viajar de Ayacucho a Lima para pedir ao Presidente que lhe ajude a recuperar as partes perdidas de seu corpo que seguramente, pensa ele, seus algozes levaram a capital.


ROSA CUCHILLO

Um rito de purificação, limpeza e florescimento tradicional de alguns povos dos Andes do Peru. É a historia de uma causa de amor. Rosa Cuchillo é a mãe que busca mais além da morte de seu filho desaparecido, recorrendo aos outros mundos (o Mundo de Baixo “Uqhu Pacha” e o Mundo de Cima “Hanaq Pacha”). Seu retorno a esta terra (o “Kay Pacha”) busca harmonizar a vida e através da dança ajudar as pessoas a perderem o medo e curar o esquecimento.
Rosa Cuchillo é um teatro a serviço destes momentos nos quais temos a possibilidade de romper com o silêncio para que a palavra tenha a liberdade de sair em busca da justiça.

Um comentário:

  1. O Yuyachkani é um grupo maravilhoso, eles apresentaram o espetáculo "Rosa Cuchillo" no espaço do Grupo Trilho, o Ferrinho, no Humaita. Estava lotado e foi ótimo. A Ana e o Augusto (atores do Yuyachkani) deram dicas preciosas sobre teatro, auto-gestão, muito generosos.

    Parabéns a secretaria e ao Oi Nóis pela realização do Festival de Teatro Popular, foi ótimo e nós do Trilho ficamos muito gratos em fazer parte da programação.

    ResponderExcluir