sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Inscrições para oficinas do IV Encontro de Arte de Matriz Africana

Enviar solicitação acompanhada de currículos, breve carta de intenção com telefone e e-mail para contato até dia 11 de dezembro.

Resultado da seleção no dia 14, através de lista no blog e afixada no teatro de Arena e Centro Municipal de Cultura a partir das 16h.


Afrocontos, Afrocantos
Toni Edson. Florianópolis. (20 vagas)
16 e 17 dezembro, 15h - Teatro de Arena
Os participantes irão experimentar alguns exercícios básicos de contação de histórias e receber pequenas lendas brasileiras, todas acompanhadas de canções originais. A idéia é que os alunos consigam contar e/ou cantar sua história consciente de alguns princípios relevantes na contação de histórias teatralizada.
No primeiro módulo são realizados jogos teatrais para estimular o ato performático de contar histórias coletivamente. O segundo módulo está voltado para alguns princípios para reflexão/construção de personagens presentes nos contos. O terceiro módulo aprofunda a investigação dos espaços propostos pelas histórias. A quarta etapa é dedicada para jogos de improvisação que abordem temas presentes nos contos. O último módulo contempla a preparação no grupo para a história a ser contada no final da oficina.
Toni Edson, ator sergipano é graduado em artes cênicas pela UDESC e mestre em literatura brasileira na mesma instituição. Pesquisa a cultura afrodesendente e começou a contar histórias em 1999. Desde 2004 é professor universitário de prática teatral e em 2006 começou sua trajetória como formador de contadores de história.


Oficina Capoeira Angola como treinamento do Ator
Evani Tavares – Salvador (15 vagas)
Em parceria com AFRICANAMENTE
18 e 19 de dezembro 15h - Sala Álvaro Moreyra
Proposta de aplicação de um conjunto de elementos da capoeira angola na prática do intérprete. Este conjunto será explorado nas diferentes variantes em que se apresenta: eixo, nível, forma ritmo em articulação com jogos teatrais. Além de sua dimensão mítico-poética e autoral. Toda esta exploração estará em consonância com aspectos relevantes a necessidades do ator que busca, através do treinamento, um trabalho mais autoral e personalizado.
A oficina envolve três etapas distintas: uma de compreensão e apreensão da prática e seus elementos da capoeira, em associação com jogos criativos; outra de aplicação e interação dos elementos aprendidos numa dinâmica de diálogo e improvisação; e uma terceira de exploração (individual e coletiva) do conjunto de elementos trabalhados. As aulas serão introduzidas em laboratórios práticos de treinamento, numa dinâmica exposição-execução-repetição.
Evani Tavares é doutoranda em artes cênicas pela UNICAMP e concluiu mestrado pela UFBA em 2002, com a dissertação Capoeira Angola como treinamento para o ator que, através do financiamento da Fundação Calmon foi publicada em 2008.
Teve formação, como atriz, sob a direção de Cacá Carvalho, Roberto Bacci, Francisco Medeiros, Gabriel Vilela e Ulisses Cruz.

Oficina Caixa-Preta de Música
Luiz André da Silva (20 vagas)
18 de dezembro 15h – Teatro de Arena
A oficina Caixa-Preta de música abordará aspectos técnicos relacionados à estética sonora aplicada em trilhas musicais e sonoplastia e também as possibilidades de exploração de sons com materiais alternativos.
Luiz André da Silva é regente, compositor e arranjador. Desde 2002 diretor musical do Grupo Caixa-Preta nos espetáculos Transegun, Hamlet Sincrético e Antígona Br.
Coordenador do projeto musical SESI de arte e Cultura, maestro e diretor artístico do Grupo Vocal “De Vez em Canto” e do Vocal da Paz, maestro da Orquestra Jovem da FIERGS e diretor da Escola EArte – Educando com Arte.

Oficina de teatro – a Tríade na Construção da Cena
Ângelo Flávio (Salvador) 15 vagas
18 e 19 de dezembro 15h - Sala Álvaro Moreyra
A Tríade na Construção da Cena é um projeto de pesquisa desenvolvida pelo diretor e ator teatral Ângelo Flávio em exercício constante com a Cia Teatral Abdias Nascimento (Salvador). O seu método propõe-se a investigar os mecanismos técnicos e subjetivos que arquitetam a cena. O Corpo Cênico, O corpo Contemplativo e a FORMA - FÔRMA compõem a Tríade para a construção da Cena. O método para além de construir uma simples cena, é um instrumento que aciona e provoca o interprete na sua fronteira Física e Mental
Ângelo Flávio é um jovem ator e encenador baiano, representa a renovação do teatro da cidade. Com uma radicalidade provocativa em seus trabalhos se tornou rapidamente uma figura marcante do teatro de Salvador.
Fundador e diretor do CAN- Coletivo de atores Negros Abdias do Nascimento, dirigiu os espetáculos O Dia 14 e Casa dos Espectros.

Contatos
51 - 92989583
grupocaixapreta@yahoo.com.br
http://artematrizafricana.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário