domingo, 13 de dezembro de 2009

Espetáculo PARA DENTRO DO LABIRINTO

PARA DENTRO DO LABIRINTO

Experimento sobre a obra de Jorge Andrade
14 de dezembro – segunda-feira - 20 horas
Sala Álvaro Moreyra
Única apresentação - Entrada Franca (retirada de senhas às 19 h)


Para dentro do labirinto – experimento sobre a obra de Jorge Andrade, apresentado pelo GET, Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de POA.

Com direção de Mauricio Guzinski e montagem de textos do GET, o elenco inclui os atores: Amália Ceola, Dinorah Araújo, Fábio Castilhos, Gabriel Bolzan Motta, Giovanna Zottis, Luzia Ainhoren Meimes, Mariana Vellinho, Patrícia Fernandes e participação de Binô Zwetsch.
Músicos convidados: Gabriel Gorski (voz) e Mariel Bolzan Motta (voz)

Para dentro do labirinto é o resultado da Montagem de Textos, o segundo módulo do GET, iniciado em 05 de outubro desse ano. O trabalho reúne fragmentos das peças As confrarias, Pedreira das Almas e Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, entrelaçados com trechos da autobiografia, Labirinto, único romance do dramaturgo. Segundo Mauricio Guzinski, coordenador do GET, “A montagem enfoca os aspectos humanos, em especial a presença forte das mulheres, personagens quase míticas no teatro de Jorge Andrade – ‘Pietás brasileiras esculpidas pelo tempo’ – e a poesia da palavra-escrita para-ser-dita que caracteriza a obra do autor”.

GET – Grupo Experimental de Teatro
O GET foi implantado pela SMC da Prefeitura de Porto Alegre, em novembro de 2008, abrindo um novo espaço para a pesquisa e o aperfeiçoamento de atores locais. Os atores que são selecionados, periodicamente, para participar da pesquisa, já tiveram a oportunidade de receber orientação de Laura Backes, Matteo Belli, Nair D’Agostini e de Mauricio Guzinski, que responde pela coordenação geral do projeto.

Além da pesquisa de textos dramáticos, literários, jornalísticos e acadêmicos; da pesquisa de ações físicas e vocais para composição das figuras e personagens; do levantamento iconográfico (que reuniu obras de Portinari, Sebastião Salgado, Picasso, Goya, Michelangelo, Pietás européias e brasileiras); a montagem trará músicas pesquisadas no folclore brasileiro, cantadas ao vivo pelos atores do GET e músicos especialmente convidados.


Sobre as obras de Jorge Andrade
As confrarias, foi escrita em 1969, tendo como pano de fundo a Inconfidência Mineira, na cidade de Vila Rica, MG (nunca foi encenada); Pedreira das Almas (cidade fictícia, baseada em São Tomé das Letras, MG) foi escrita em 1952, se passa em 1842, durante a Revolta dos Liberais (estreou no TBC e tem sido alvo de montagens recentes); Vereda da Salvação, baseada em fatos reais e trágicos, ocorridos entre agregados e representantes de fazendeiros, em Catulé, Malacacheta, MG, em 1955 (foi concluída em 1964 e encenada diversas vezes, duas por Antunes Filho, TBC/1964 e CPT/1993, além de transformada em filme, por Anselmo Duarte com roteiro e diálogos do próprio autor, em 1967). Labirinto (Primeira edição, 1978) mostra os fios da criação de Jorge Andrade, embaralhando: personagens reais a fictícias, personagens históricos com atores de encenações de suas peças, escritores e artistas (entrevistados por Jorge para a Revista Realidade) com as memórias de sua família.

Grande parte da obra de Jorge Andrade (1922 – 1984) tem origem em suas memórias de infância e juventude, no meio rural paulista; vem marcada por suas observações precoces e sensíveis sobre os reflexos da crise de 30, no meio agrário; e por seu desejo de traçar um painel sobre as grandes mudanças, ocorridas na história brasileira. De certa forma, respondendo à provocação feita, na década de 50, em Nova Iorque , por Arthur Miller: “Volte para seu país e procure descobrir porque os homens são o que são e não o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferença”. A resposta para esta “horrível equação” surge, muitas vezes, não só nas entrevistas de Andrade mas também na boca de inúmeras de suas personagens: “A diferença formava uma muralha que emparedava, na mesma injustiça, fazendeiros e colonos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário