quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Desdobramentos do seminário "Teatro, a arte do ator"

O seminário Teatro, a arte do ator, realizado em agosto – além de oferecer uma visão sobre o processo de trabalho de alguns dos melhores atores de Porto Alegre e possibilitar o ingresso de novos integrantes ao Grupo Experimental de Teatro (GET) da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – está trazendo novos e bem sucedidos desdobramentos para o público de Artes Cênicas da Cidade.

O primeiro deles foi a apresentação pública do experimento teatral sobre a obra do dramaturgo Jorge Andrade: PARA DENTRO DO LABIRINTO, realizada no dia 14 de dezembro. A experiência, que foi resultado do módulo Montagem de Textos do GET, reuniu novos e antigos atores do grupo, e atraiu um público de 140 pessoas à Sala Álvaro Moreyra (casa de espetáculos que tem acomodações para não mais do que 100 pessoas sentadas).
Diante do sucesso, o espetáculo teatral já está com novas apresentações marcadas para breve: 29, 30 e 31 de janeiro, no mesmo local, às 21h, sempre com ENTRADA FRANCA.















Foto: Kiran


Outro desdobramento importante é a disponibilização do artigo A arte do ator: princípios comuns para metodologias diversas, no blog www.maisteatro.blogspot.com. O texto, escrito pelo ator Sergio Lulkin, foi criado a partir de sua participação na mesa-redonda – O ator e seu método também integrada por Sandra Dani, Tatiana Cardoso, Roberto Oliveira e Nair D"Agostini, que dialogaram com o público sobre sua prática teatral, a importância de um trabalho sistemático de pesquisa e experimentação prática para o ator e sua arte.
O artigo de Lulkin, fundamentado em Jacques Copeau, descreve três princípios: “a surpresa” (ser-em-mímesis), “a urgência” (ser-em-poiésis) e “a emergência” (ser-em-poética), que servem à formação de atores e se constituem numa breve gramática para designar estados psicofísicos favoráveis à criação em cena.





Links para download do artigo de Sérgio Lulkin:

http://rapidshare.com/files/324911114/Artigo_Sergio.pdf.html

http://www.easy-share.com/1908809467/Artigo Sergio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário