terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Coordenação de Artes Cênicas promove Oficina de Teatro-Fórum

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro-Fórum Para Atores e Não-Atores, que será ministrada pelo ator, diretor e produtor Celso Veluza. Na oficina são experimentados jogos e exercícios teatrais do Método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em experiências de opressão que vivenciaram, e essa peça-fórum poderá ser levada a público se for vontade dos alunos.

O curso ocorrerá no período entre 15 de março a 26 de abril, e o investimento é de R$ 80,00 (com 20% de desconto para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre). As inscrições serão realizadas na Coordenação de Artes Cênicas. Informações pelo e-mail cac@smc.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289-8062.


Celso Veluza é ator, diretor e produtor de teatro e teatro de bonecos. Entre outras peças montou e produziu A macaca esquecida, de Caco Barcelos; Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles; O circo de bonecos de Oscar Von Pfhul; Trativelindepraglutifitotinquelux – Roberto Freire; Escorial, de Michel de Ghelderode; Dom Quixote Livro I Capitulo VIII, de Miguel de Cervantes; As Histórias do Palhaço Pipoca; Viagem ao Mundo do arco-íris; A Lenda da Índia Obirici; Minha Namorada é Verde (Teatro-Fórum). Suas peças foram apresentadas em temporadas no Teatro de Câmara, Teatro de Arena, Assembléia Legislativa, Planetário, Casa de Cultura Mario Quintana, Teatro do Circulo Social Israelita, Teatro da OSPA, Usina do Gasômetro, Memorial do RS, IAB e em projetos diversos em municípios do interior do RS. Desde 2005 desenvolve pesquisa com as artes cênicas no Espaço de Referencia de Teatro de Formas Animadas no Centro Cultural Usina do Gasômetro, com apresentações, oficinas, workshops e palestras de teatro-fórum e teatro de bonecos.

O Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo Augusto Boal, é o único Método Teatral elaborado no hemisfério sul (Brasil e América latina) que é utilizado em mais de 70 países dos cinco continentes. É um Método Estético que reúne exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual dos seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o participante se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.


Oficina de Teatro-Fórum Para Atores e Não-Atores
Ministrante: Celso Veluza
Carga-horária: 20 horas
Investimento: R$80,00 (desconto de 20% para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Data: 15 de março a 26 de abril – segundas, das 19h às 21h30
Local: Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307 – bairro Menino Deus – Porto Alegre)
Informações e inscrições: Coordenação de Artes Cênicas. E-mail cac@smc.prefpoa.com.br ou telefone (51) 3289-8062





Link com informações sobre a oficina e o método do Teatro do Oprimido:
www.teatro-do-oprimido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário