quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Curso de Iluminação Cênica - inscrições abertas


A Coordenação de Artes Cênicas, em parceria com a Associação Gaúcha de Dança, promove o curso de Iluminação Cênica ministrado por João Acir de Oliveira.

O curso tem carga horária de 20 horas-aula e acontecerá nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de fevereiro no Centro Municipal de Cultura, das 14h às 18h. As inscrições são abertas ao público com idade acima de 16 anos. O investimento é de R$ 250,00 e estudantes de Artes Cênicas têm 50% de desconto.

As inscrições serão realizadas na Coordenação de Artes Cênicas, pessoalmente ou através do e-mail cac@smc.prefpoa.com.br.






João Acir de Oliveira é iluminador e cenotécnico. Destaca-se no panorama do teatro gaúcho, a partir da década de 1950, pelo conhecimento técnico e pela qualidade artística de seu trabalho. Na mesma época, começa a trabalhar como técnico auxiliar de iluminação no Theatro São Pedro, e tem oportunidade de participar de montagens produzidas pelas melhores companhias de teatro do Brasil. De 1956 a 1960, atua como assistente de direção de Edison Nequete numa série de espetáculos, entre os quais, A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Miller; A Moratória, de Jorge Andrade e Os Inimigos Não Mandam Flores, de Pedro Bloch.

Em 1980, conquista o primeiro prêmio de sua carreira, o Açorianos de melhor iluminador pelo espetáculo Salão Grená, com roteiro e direção de Irene Brietzke.

Em 1993, recebe o Prêmio Qorpo Santo, da Câmara Municipal de Porto Alegre, pelos relevantes serviços prestados ao teatro do Rio Grande do Sul. É eleito presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul - SATED/RS no biênio 1994/1995 e integra a comissão fundadora do Porto Alegre em Cena, festival de teatro patrocinado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

João Acir tornou-se referência na vida cultural do Estado ao elevar a iluminação cênica ao status de obra artística, em pé de igualdade com os demais recursos visuais da linguagem do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário