Inscrições:
de 11 a 27de julho
no Teatro de Câmara Tulio Piva (Rua da República, 575)
seg a sex, das 9h às 11h30 e das 14 às 17h30
CORPOCENA, OFICINA EM MOVIMENTO: PERCEPÇÃO E AUTONOMIA CRIATIVA
Com Carolina Teixeira
Programa de Estudos em Performance
Dias 03-04-05 de Agosto.
Sexta (18h às 22h).
Sábado (9h às 13h e 14h às 18h).
Domingo (9h às 13h e 14h às 18h)
Local Sala 209 da Usina do Gasômetro
A oficina busca ampliar à percepção do corpo e de suas limitações na busca de uma ação cênica pessoal-criativa, considerando as aptidões e impossibilidades corporais, bem como seus variáveis desdobramentos. O trabalho é fruto da experiência artística e educacional da ministrante e da pesquisa resultante de suas pesquisas sobre corpos com deficiência na cena contemporânea brasileira, bem como as reverberações destes corpos no módus de pensar-fazer corporal no território cênico atual. Serão utilizadas as técnicas específica de intervenção cênica em espaços múltiplos, por meio da introdução de estados e estímulos corporais. Aplicação de práticas sensoriais, com base em comandos textuais e exploração das resistências em situações de desconforto físico.
Carolina Teixeira. É diretora e pesquisadora em estudos sobre corpo, cena e deficiência. É Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA e doutoranda também pela UFBA. Vem desenvolvendo nos últimos anos investigações sobre procedimentos em preparação corporal para cena envolvendo impossibilidades dos corpos enquanto um projeto estético promissor para o campo das artes cênicas. Foi diretora da Roda Viva Cia. de Dança grupo potiguar fundado em 1995, Atuou no cenário nacional da dança em cidades como São Paulo, Belém, Salvador e também em países como Portugal. Desenvolve oficinas de criação corporal para bailarinos e atores na cidade de Salvador junto ao Espaçocria, reside nesta cidade desde 2007.
PROCESSOS AUTOFICCIONAIS DE CRIAÇÃO - OFICINA PRÁTICO-TEÓRICA*
Com André Masseno.
Programa de Estudos em Performance
* Para esta oficina é necessário envio de currículo e carta de intenção
Programa de Estudos em Performance
* Para esta oficina é necessário envio de currículo e carta de intenção
Dias 10-11-12 de Agosto.
Sexta (18h às 22h).
Sabado (9h às 13h e 14h às 18h).
Domingo (9h às 13h e 14h às 18h)
Local Sala 209 da Usina do Gasômetro
Entende-se por autoficção a estratégia de criação situada entre referências autobiográficas do artista e um registro ficcional, colocando em questão a própria noção de sujeito na contemporaneidade. Deste modo, surgem criações nas quais as fronteiras entre a realidade e a ficção são postas em xeque, mesclando-se noções de subjetividade e cultura.
André Masseno é coreógrafo, performer, diretor teatral e figurinista. Mestre e especialista em Literatura Brasileira pela UERJ, com pesquisa sobre cultura, gênero e performance. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Curador dos projetos “Para ouvir uma canção – ciclo de conferências sobre canção popular brasileira” (2011) e “Ela é ele? Ele é ela?” (2006), ambos contemplados pela Caixa Cultural RJ. Colaborador de diversos artistas nas áreas de live art, fotografia, teatro e dança, tais como Robert Pacitti (Reino Unido), Manuel Vason (Itália/Reino Unido), Dani Lima (RJ), Fernando Renjifo (Espanha), Mario Grisolli (RJ), Helena Vieira (RJ), Grupo Gestus (SP), Claudia Müller (RJ) e Grupo Hibridus (MG). Desde 1999 desenvolve obras de caráter solo, que abordam questões sobre arte contemporânea, gênero e sexualidade, articuladas em um território cênico onde dialogam elementos da dança, live art, teatro e literatura, tais como: ana/grama (1999), Explicit Lyrics (2002), Baleia (2004) e I’m not here ou A Morte do Cisne (2004) e Outdoor corpo machine (2008), participando da agenda de festivais e eventos como Move Berlim 2011 (Alemanha), SPILL Festival of Performance (Londres), Panorama de Dança RJ, Queer Zagreb Festival (Croácia), FID – Fórum Internacional de Dança (MG), CorpoInstalação (Sesc-Pompeia), Festival de Dança de Araraquara (SP), ENARTCi (Ipatinga/MG), Interação e Conectividade (Salvador/BA) e Deslocamentos (Sesc-Ipiranga), entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário