segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO - GESTÃO EM CENA

Seminário de Gestão Criativa em Artes Cênicas
  
WORKSHOP

Dia 02 de julho - segunda das 14h às 18h
ECONOMIA CRIATIVA EM ARTES CÊNICAS - NEGÓCIOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS
com Lala Deheinzelin (SP)
Público alvo: artistas, gestores culturais e produtores
A oficina pretende abordar os pilares da economia criativa e a sustentabilidade na gestão das artes cênicas. Pensando em novos modelos colaborativos de trabalho, a oficina abordará a mudança de época por que estamos passando, as novas tecnologias de informação, redes e processos colaborativos, diversificação de nichos de atuação e a sistematização e indicadores de ações fundamentais para a gestão criativa. 
Clique aqui para realizar sua inscrição

Dia 04 de julho - quarta das 14h - 18h
GESTÃO DAS ARTES CÊNICAS: POLÍTICA CULTURAL E IDENTIDADE
com Héctor Ariel Olmos e Ricardo Santillán Güemes (Argentina)
Público alvo: artistas, gestores culturais e produtores
Propõe articular as temáticas do campo da cultura e da gestão, políticas culturais, cultura e identidade, o vínculo entre a gestão cultural e a comunidade, e o teatro no desenvolvimento cultural de uma comunidade.
Clique aqui para realizar sua inscrição

SEMINÁRIO


Clique aqui para realizar sua inscrição nas três palestras

Dia 02 de julho - segunda às 20h
CULTURA E SUSTENTABILIDADE NAS ARTES CÊNICAS - ECONOMIA CRIATIVA E OPORTUNIDADES DO FUTURO NAS ARTES CÊNICAS

com Lala Deheinzelin (SP)
A Economia Criativa se baseia em recursos intangíveis e infinitos: capital cultural/ humano e capital social, que junto com outros recursos infinitos viabilizam a sustentabilidade. Com os bits das novas tecnologias podemos criar muitos mundos virtuais e infinitas formas de potencializar, conectar, recriar e interagir. Esses dois recursos juntos geram um terceiro infinito: as infinitas formas em que a sociedade em rede se organiza, produz, reinventa. E todas as novas formas de produzir e empreender que derivam destas associações sintetizam a palavra “colaborativo”. A palestra abordará os processos de redes colaborativas, incentivando a criação de um novo modelo sustentável nas artes cênicas.

Dia 03 de julho - terça às 20h
EMPREENDEDORISMO CRIATIVO EM ARTES CÊNICAS
com Leonardo Brant (SP)

Visa traçar um cenário promissor para os artistas-empreendedores, capazes de criar novos mercados (oceanos azuis, como diz o pesquisador), a partir das oportunidades geradas pelas tecnologias de informação e comunicação, pelas políticas culturais contemporâneas (diversidade cultural e economia criativa) e pelas brechas deixadas pelos grandes conglomerados de mídia, abrindo espaço para uma nova indústria cultural, com centralidade no artista e na criação.
O convidado falará também da pertinência de tratar o empreendedorismo cultural como elemento fundamental para o país, em busca de um novo parâmetro para o desenvolvimento.

Dia 04 de julho, quarta às 20h
GERENCIAR O PRÓPRIO. UM ENFOQUE POLÍTICO ANTROPOLÓGICO

com Héctor Ariel Olmos e Ricardo Santillán Güemes (Argentina)
A palestra abordará as verdadeiras funções das políticas culturais e criatividade, trabalhando a identidade e o outro em tempos de globalização, ressonâncias expressivas e simbólicas no campo da gestão cultural e os processos de criação artísticas e suas possíveis linhas de ação dentro da auto-gestão.


3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!Jussara Miranda

    ResponderExcluir
  2. Passos para Mercado de Trabalho, formação, gostei da programação.

    ResponderExcluir
  3. excelente oportunidade para quem sabe que é preciso se atualizar diante das novas políticas culturais.
    Parabéns aos organizadores.

    ResponderExcluir