quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar

Teatro Renascença
9 de junho a 01 de julho
sabados e domingos às 16h

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é dedicado à primeira infância e utiliza elementos do teatro (convencional e de bonecos), da música e da literatura, criando um ambiente envolvente e delicado. As sonoridades trabalham com timbres e ritmos diversos, desde sintetizadores até instrumentos vocalizados, piano, violão, caixinhas de fósforo, copos e muito mais. O espetáculo é conduzido pela narrativa de dois bonecos (o Nino e a Nina) que convidam o público para viajar pelo mundo da imaginação, repleto de música, cores, bonecos e poesia.A nova temporada inicia-se neste final de semana, dia 09 de junho, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, e prossegue até o dia 1º de julho, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

Os poemas e canções são um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação. 

Um bom exemplo é a história de quando a lula e a aranha resolveram conhecer um mundo novo: a lula, saindo do mar, e a aranha, da terra. Elas se encontram no meio do caminho e partem para uma bela aventura, na qual cada uma conhece o ambiente da outra: o mar e a terra, com suas plantas e animais. Há também as aventuras do carrinho, da bicicleta enferrujada, do coral do galinheiro e da banda do burro mais inteligente do mundo.

Poemas e canções: Viviane Juguero
Direção de Cena:
Jessé Oliveira 
Direção musical e arranjos:
Everton Rodrigues
Brincantes em cena:
Viviane Juguero – voz e atuação; Anderson Gonçalves e Carmen Lima – manipulação de bonecos e atuação; Everton Rodrigues – teclados, computador e vocais; Toneco da Costa – violão e vocais; Marcelo Rocha – percussão; Beth Mann – vocais; Renato Müller – acordeón. Sonorização: Kina Áudio Service
Iluminação:
Miguel Tamarajó – Jacka 
Figurinos:
Valquíria Cardoso
Confecção de bonecos e objetos: Anderson Gonçalves e Carmen Lima
Confecção da aranha de luva: Sayô Martins 
Fotos:
Bruno Gomes e Kati Wichiniesky

Um comentário: