sexta-feira, 28 de maio de 2010

Confira a nossa programação!

TEATRO RENASCENÇA

28, 29 e 30 de maio - 6ª e sab às 21h, dom às 20h
DAR CARNE À MEMÓRIA I

DançaA coreografia Um Berro Gaúcho é baseada na lenda do Sepé Tiarajú; retoma o tema da busca de uma identidade regional vinculada a uma perspectiva urbana, com ecos da contracultura. Já Hall of Mirrors é uma coreografia baseada na letra da música homônima, do grupo alemão Kraftwerk, tratando-se de uma representação do jogo dos espelhos na leitura das personalidades e sua busca pelo reconhecimento, e, por fim, Catch ou como segurar um instante é uma criação coreográfica a partir de pesquisas relacionadas com as mais variadas possibilidades de equilíbrio, desequilíbrios e apoios.


29 e 30 de maio –sab e dom às 16h
ÓPERA MONSTRA
Teatro Infantil
Para salvar o castelo de sua família, a condessa-vampira Valéria Dracul terá que aceitar casar-se com o detestável Dom Skelector, uma ex-múmia em avançado estado de decomposição, que tem fortuna e que vem visitá-la acompanhado de seu criado-criatura, o jovem Franky, de quem cuida desde pequeno. O projeto pretende desmitificar o horror, sem desvelar o seu saudável caráter misterioso. Assim, o texto trabalha, em suas variadas nuances e contrapontos, o medo e a desmitificação de tabus e lendas que aterrorizam crianças de todas as idades.



SALA ÁLVARO MOREYRA

29 e 30 de maio – sab e dom às 16h
O HIPNOTIZADOR DE JACARÉS

Teatro Infantil
No palco, os três palhaços se preparam para hipnotizar um perigoso jacaré-do-papo-amarelo, trancafiado dentro de uma caixa de madeira cheia de furos e correntes. Antes de realizarem a inusitada hipnose, muitas peripécias e confusões acontecem.

29 e 30 de maio
- sab e dom às 20h
O OSSO DE MOR LAM
Teatro
Esta é a primeira montagem do grupo para um texto de autor africano, o senegalês Birago Diop. A peça foi encenada em 1979 no Festival de Avignon por Peter Brook. Assim como em Hamlet Sincrético e Antígona Br (trabalhos anteriores do grupo) é retratada a aproximação entre a Europa e a África, com Osso de Mor Lam é feito o caminho inverso, tornando mais ocidental e mais brasileiro uma narrativa originalmente africana. A montagem evolui a partir da apropriação e releitura do original, buscando componentes que situam a obra num contexto sugestivamente brasileiro.

2 e 3 de junho – 4ª e 5ª às 21h

MONSTRAS S.A.
TeatroDois grandes comediantes gaúchos reunidos para homenagear as grandes DIVAS da música clássica e internacional: Amy Winehouse, Edith Piaf, Susan Boyle, Marianne Faithfull, Maria Callas, o clássico dueto da Broadway “O Fantasma da Ópera”, entre outros sucessos! A platéia conhece um pouco da vida de cada uma recheado com comentários ácidos e irreverentes de João Carlos Castanha.

1 de junho – 3ª às 20h
ANTES DO CAFÉ
Teatro – Projeto Teatro Aberto – ENTRADA FRANCA
(distribuição de senhas a partir das 19h)
Utilizando-se de linguagem realista o espetáculo retrata o cotidiano de Maria de Fátima preparando o café da manhã para si e seu marido. Porém, uma nova constatação vai alterar esta rotina e mudar para sempre o rumo de suas vidas.




TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA

28, 29 e 30 de maio - 6ª e sab às 21h, dom às 20h
O AVARENTO
Teatro
Através da história de um usurário que trata sua família como a extensão de seus negócios, a peça retrata as relações afetivas norteadas pelo interesse financeiro, apresentando três tipos de amores presentes no texto e a todos nós no decorrer da vida: o amor material, o sexual e o romântico.

29 e 30 de maio – sab e dom às 16h
ERA UMA VEZ... UMA FÁBULA ASSOMBROSA

Teatro Infantil
Adaptação das fábulas O Lobo e a Ovelha e O Progresso, que abordam temas atuais como a destruição da natureza e as relações de poder, além de trabalhar a moral “às avessas”.

2 de junho - 4ª às 20h
RODA GIGANTE
Teatro
- Projeto Novas Caras - ENTRADA FRANCA
(distribuição de senhas a partir das 19h)
Uma teatro-novela brasileira. As relações de poder. A luta pela ascensão social. Vilões e mocinhos. Grandes segredos revelados. As tramas clássicas das telenovelas transferidas para o palco. A cada apresentação, novos conflitos e finais diferentes. Romances e desilusões fazem parte desta Roda Gigante.


3 e 4 de junho - 5ª e 6ª às 21h
BATIDA DE RUA E AMIGOS
Dança

Utilizando os diversos estilos e técnicas da Dança de Rua, a coreografia mostra a transformação do gesto cotidiano e natural do indivíduo em movimento expressivo através da dança.
O Batida de Rua busca inspiração no turbulento e agitado cotidiano das pessoas, com um olhar social, espontânea, natural e poético. O cotidiano real funde-se com o imaginário artístico.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seminário "Flor de Obsessão" inicia hoje!

Começa hoje o Seminário
flor de obsessão
sobre a vida e obra de Nelson Rodrigues!


Os espetáculos da abertura Nelson em Processo serão apresentados a partir das 20h na Sala Álvaro Moreyra.
Senhas uma hora antes!

O restante da programação será no Teatro Renascença.
Sempre com Entrada Franca!!!

Veja a programação completa:

Dia 24/05 – Abertura: Nelson em Processo

20h - Espetáculos:

Uma menina foi para o Céo
– Grupo dos Cinco - Com Sandra Alencar – Direção: Beto Russo

Experimento Nelson 3: Boca – corte 1
– com Aline Jones, Paulo Salvetti e Rossendo Rodrigues – Direção: Grupo Teatro Boca

Nelson Mítico
– Grupo Experimental de Teatro da SMC - Com Amália Ceola, Amanda Novinski, Andreia Irber Vargas, Danielle Salmória, Denis Moreira de Souza, Dinorah Araújo, Gustavo Cardoso e Janaina Lima - Coordenação: Mauricio Guzinski

Dia 25/05 - Nelson Rodrigues e o Teatro

19h – Palestras:

Aimar Labaki – “Nelson Rodrigues e São Paulo: amor e bairrismo”
Luís Artur Nunes – “O melodrama e o naturalismo no teatro de Nelson Rodrigues”
Ramiro Silveira - “Nelson Rodrigues no palco – Experimentos de direção”
Mediação: Caco Coelho

21h30 - Espetáculo:

A Serpente – Grupo Satori – Elenco: Alexandre Antunes, Carolina Pohlmann, Camila Rosa, Daniel Fraga, Franciele Aguiar, Ingrid Bonini, Kayane Rodrigues, Marcelo Pinheiro, Márcia Donadel, Priscila Correa, Sofia Vilasboas - Direção: Irion Nolasco

Dia 26/05 - Nelson Rodrigues em Adaptações cinematográficas

19h – Palestras:

Darlene Glória – “Nelson Rodrigues e eu”
Flávio Mainieri – “A Falecida de Nelson Rodrigues a Leon Hirszman”
Roger Lerina - “Do palco para tela: Nelson Rodrigues no cinema”

Mediação: Marcus Mello

21h30 – Espetáculo:

O Beijo no Asfalto – Grupo Neelic - Elenco: Vanda Bressiani, Pablo Corroche, Mayara Bortolotto, Mariapia Ribeiro, Kátia Berger, Adriano Valduga, Patricia Vieira, Carlos Araújo, Diego Acauan – Direção: Desirré Pessoa

Dia 27/05 - Nelson Rodrigues e a Literatura

19h – Palestras:

Caco Coelho – “O legado de Nelson”
Luís Augusto Fischer – “Nelson Rodrigues: Cronista ou ensaísta”
Regina Zilberman – “A Tragédia em A Senhora dos Afogados”

Mediação: Pedro Gonzaga

21h30 – Espetáculo:

A Serpente – Grupo Teatrofídico - Elenco: Renato Del Campão, Rejane Meneghetti, Ágata Baú e Maiquel Klein - Direção de Eduardo Kraemer

MAIS TEATRO na sua semana - programação


TEATRO RENASCENÇA


Espetáculos gratuitos no Teatro Renascença que integram a programação do seminário Flor de Obsessão:
25 de maio – 3ª às 21h30 - A SERPENTE – Grupo Satori
Elenco: Alexandre Antunes, Carolina Pohlmann, Camila Rosa, Daniel Fraga, Franciele Aguiar, Ingrid Bonini, Kayane Rodrigues, Marcelo Pinheiro, Márcia Donadel, Priscila Correa, Sofia Vilasboas
Direção: Irion Nolasco
A Serpente, a última peça de Nelson Rodrigues, é a tragédia de uma família. Na década de 40, no Rio de Janeiro, duas irmãs, Guida e Lígia se casam no mesmo dia e vão morar no mesmo apartamento. Enquanto Guida vive feliz e satisfeita com seu marido, Lígia vive a decepção de um casamento onde nem a primeira relação sexual é consumada e ameaça se matar. Então Guida faz a seguinte proposta: oferece seu marido à irmã por uma noite, procurando solucionar a angústia de Lígia. A partir daí, os acontecimentos fogem do controle e dos limites da realidade.


26 de maio – 4ª às 21h30 - O BEIJO NO ASFALTO – Grupo Neelic
Elenco: Vanda Bressiani, Pablo Corroche, Mayara Bortolotto, Mariapia Ribeiro, Kátia Berger, Adriano Valduga, Patricia Vieira, Carlos Araújo, Diego Acauan
Direção: Desirré Pessoa
Escrita por Nelson Rodrigues em 1960, a peça teatral O Beijo no Asfalto começa com a cena em que um homem é atropelado na Praça da Bandeira (Rio de Janeiro). Arandir presencia o acidente e tenta socorrer o homem caído, que agonizante, pede a ele um beijo na hora de sua morte. Inicia-se então um conflito, porque Arandir, heterossexual e marido devotado de Selminha, também tem um bom coração que fala mais alto nesse dilema. Nesta história o autor expôe preconceitos, conflitos e paixões ocultas.


27 de maio – 5ª às 21h30 - A SERPENTE – Grupo Teatrofídico Elenco: Renato Del Campão, Rejane Meneghetti, Ágata Baú e Maiquel Klein - Direção de Eduardo Kraemer
A última peça de teatro de Nelson Rodrigues tem como conflito central o amor de duas irmãs pelo mesmo homem, marido de uma delas.Essa situação triangular , de conotações incestuosas e portadora de uma explosiva carga dramática , reaparece inúmeras vezes ao longo de toda a sua obra,tanto no teatro quanto na prosa e ficção, em formas idênticas ou variantes. Em qualquer caso , nas pontas do triângulo estão sempre indivíduos de uma geração , sendo a relação de parentesco que os liga, da fraternidade – seja em sua forma matriz ou derivada.




SALA ÁLVARO MOREYRA
Espetáculos gratuitos na Sala Álvaro Moreyra que integram a programação do seminário Flor de Obsessão:

Segunda, dia 24 de maio – 20h:
Uma menina foi para o Céo – Grupo dos Cinco - Com Sandra Alencar – Direção: Beto Russo

Experimento Nelson 3: Boca – corte 1 – Direção: Grupo Teatro Boca - Com Aline Jones, Paulo Salvetti e Rossendo Rodrigues

Nelson Mítico – Grupo Experimental de Teatro da SMC - Com Amália Ceola, Amanda Novinski, Andreia Irber Vargas, Danielle Salmória, Denis Moreira de Souza, Dinorah Araújo, Gustavo Cardoso e Janaina Lima - Coordenação: Mauricio Guzinski


25 de maio – 3ª às 20h – ANTES DO CAFÉ
Teatro – Projeto Teatro Aberto – ENTRADA FRANCA
Utilizando-se de linguagem realista o espetáculo retrata o cotidiano de Maria de Fátima preparando o café da manhã para si e seu marido. Porém, uma nova constatação vai alterar esta rotina e mudar para sempre o rumo de suas vidas.


26 e 27 de maio – 4ª e 5ª às 21h – MONSTRAS S.A. Teatro
Dois grandes comediantes gaúchos reunidos para homenagear as grandes DIVAS da música clássica e internacional: Amy Winehouse, Edith Piaf, Susan Boyle, Marianne Faithfull, Maria Callas, o clássico dueto da Broadway “O Fantasma da Ópera”, entre outros sucessos! A platéia conhece um pouco da vida de cada uma recheado com comentários ácidos e irreverentes de João Carlos Castanha.



TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA

21, 22 e 23 de maio - 6ª e sab às 21h, dom às 20h – O AVARENTO Teatro
Através da história de um usurário que trata sua família como a extensão de seus negócios, a peça retrata as relações afetivas norteadas pelo interesse financeiro, apresentando três tipos de amores presentes no texto e a todos nós no decorrer da vida: o amor material, o sexual e o romântico.



26 de maio – quarta às 20h – NA SOLIDÃO
Teatro - Novas Caras – ENTRADA FRANCA (senhas a partir das 19h)
A ação, a palavra e o movimento partem de uma provável transação comercial entre seus dois personagens, um comprador e um vendedor, em um lugar não definido, onde o desejo torna-se metáfora para falar sobre um mundo cuja comercialização é a base das relações humanas, e a solidão o seu reconhecimento. Suas questões revelam o homem sob um prisma cruel e verdadeiro.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estreia hoje!



Monstras S.A.
Dois grandes comediantes gaúchos reunidos para homenagear as grandes DIVAS da música clássica e internacional: Amy Winehouse, Edith Piaf, Susan Boyle, Marianne Faithfull, Maria Callas, o clássico dueto da Broadway “O Fantasma da Ópera”, entre outros sucessos! A platéia conhece um pouco da vida de cada uma recheado com comentários ácidos e irreverentes de João Carlos Castanha.


Texto:
João Carlos Castanha
Direção: Vanja Ca Michel
Elenco: Caio Prates e João Carlos Castanha
Iluminação: Moa Junior
Operação de luz e som: Moa Junior
Concepção Cênica e Maquiagem: João Carlos Castanha e Caio Prates
Cenário: Vanja Ca Michel e João Carlos Castanha
Figurinos: João Carlos Castanha
Costureira: Zila Oficina de Costura
Arte Gráfica e fotos: Moa Junior
Produção: Vanja Ca Michel
Realização: Cia Déjà-vu
Duração: 50 minutos


Estreia hoje, às 21h, na Sala Álvaro Moreyra!
Temporada: de 19 de maio a 10 de junho - quartas e quintas às 21 horas
Ingresso: R$20,00 (meia-entrada para Clube do Assinante ZH, idosos e funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Em cartaz até domingo: Solos Trágicos


Solos Trágicos


Um hipotético desastre natural, como os tantos que vem acontecendo ultimamente. Seis sobreviventes. Seis solos trágicos. Esse é o ponto de partida para a trágica narrativa do espetáculo. Uma pesquisa sobre a evolução da tragédia dos gregos até Michel Azama, autor francês contemporâneo.
Afirmamos que o momento é oportuno para uma proposta teatral ligada a pesquisa na área da tragédia clássica. O momento humano, a ambivalência, o perverso ritmo alucinado do tempo, a violência generalizada, a banalização de todos os sentimentos, a fúria dos castigos naturais, a miséria cultural/informatizada a que chegamos, parecem nos forçar a procurar respostas em antigas tradições, como se quiséssemos investigar onde foi que perdemos o fio da meada.

Direção: Roberto Oliveira
Elenco: Daniel Colin, Elisa Heidrich, Isandria Fermiano, Lucas Sampaio, Rodrigo Fiatt, Fernanda Petit
Música: Arthur de Faria e Adolfo Almeida Jr.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70 min

Temporada - últimas apresentações: 18, 19, 20, 21, 22 e 23 de maio

Horários:
Quarta e quinta às 20h
Sexta e sábado às 21h
Domingo às 19h.

Local: Teatro Renascença

Na Solidão - espetáculo com apresentação gratuita hoje


A peça
Na Solidão
fará sua penúltima apresentação hoje no Teatro de Câmara Túlio Piva, dentro da programação do Projeto Novas Caras
.
O espetáculo inicia às 20h, e terá entrada franca. As senhas serão distribuídas a partir das 19h, na bilheteria do Teatro de Câmara.

Ponha Mais Teatro na sua vida!


NA SOLIDÃO
Sinopse

Na Solidão transita em uma temática conflituosa e inquietante. A ação, palavra e o movimento partem de uma provável transação comercial entre seus dois personagens, um comprador e um vendedor, em um lugar não definido, onde o desejo torna-se metáfora para falar sobre um mundo cuja comercialização é a base das relações humanas, e a solidão o seu reconhecimento. Suas questões revelam o homem sob um prisma cruel e verdadeiro.

Ficha Técnica
Montagem: Grupo Hybris
Direção e Coreografia: Giuli Lacorte
Assistência de Direção: Filippi Mazutti
Texto: Na Solidão dos Campos de Algodão, de Bernard-Marie Koltès
Intérpretes: Giuli Lacorte e Letícia Paranhos
Figurinos: Letícia Restano
Iluminação e Operação de Luz: Fabiana Santos
Trilha Sonora Pesquisada: Giuli Lacorte
Produção de Palco: Pablo Damian
Produção Geral: Grupo Hybris




Edital de Ocupação dos Teatros Municipais - inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Edital de Ocupação dos Teatros Municipais, visando às temporadas do segundo semestre de 2010.
Você pode entregar o seu projeto até o dia 28 DE MAIO!
As inscrições se darão diretamente no Protocolo Central/PMPA, rua Sete de Setembro, 1123/2º andar, das 09h às 16h.

Acesse o texto completo do Edital aqui:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/regulamento_ocupacao_teatros_iisem.doc

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Flor de Obsessão - Seminário sobre a vida e obra de Nelson Rodrigues

de 24 a 27 de maio– Palestras e Espetáculos

Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra
Entrada Franca

Informações:
Coordenação de Artes Cênicas
Telefones 3289 8062 / 3289.8064

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/05 – Abertura: Nelson em Processo

20h - Espetáculos - na Sala Álvaro Moreyra:
Uma menina foi para o Céo - Grupo dos Cinco
Experimento Nelson 3: Boca – corte 1 – Grupo Teatro Boca
Nelson Mítico – Grupo Experimental de Teatro da SMC

Dia 25/05 - Nelson Rodrigues e o Teatro

19h – Palestras:
Aimar Labaki – “Nelson Rodrigues e São Paulo: amor e bairrismo”
Luís Artur Nunes – “O melodrama e o naturalismo no teatro de Nelson Rodrigues”
Ramiro Silveira - “Nelson Rodrigues no palco – Experimentos de direção”
Mediação: Caco Coelho

21h30 - Espetáculo:
A Serpente – Grupo Satori


Dia 26/05 - Nelson Rodrigues em Adaptações cinematográficas

19h – Palestras:
Darlene Glória – “Nelson Rodrigues e eu”
Flávio Mainieri – “A Falecida de Nelson Rodrigues a Leon Hirszman”
Roger Lerina - “Do palco para tela: Nelson Rodrigues no cinema”
Mediação: Marcus Mello

21h30 – Espetáculo:
O Beijo no Asfalto – Grupo Neelic

Dia 27/05 - Nelson Rodrigues e a Literatura

19h – Palestras:
Caco Coelho – “O legado de Nelson”
Luís Augusto Fischer – “Nelson Rodrigues: Cronista ou ensaísta”
Regina Zilberman – “A Tragédia em A Senhora dos Afogados”
Mediação: Pedro Gonzaga

21h30 – Espetáculo:
A Serpente – Grupo Teatrofídico

terça-feira, 4 de maio de 2010

INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS!

As aulas de iniciação teatral começarão na próxima segunda, dia 10 de maio.
A Oficina de Iniciação Teatral - ministrada pela atriz, locutora e apresentadora Lila Vieira - terá seu início na próxima semana dia 10 de maio. Através de Jogos de integração, Técnica Vocal, Consciência Corporal e Improvisação, a oficina tem como objetivo proporcionar contato com o universo teatral.
A oficina ocorrerá no período entre 10 de maio a 21 de junho, no Teatro de Câmara Túlio Piva, e o investimento é de R$ 100,00 (com 20% de desconto para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e seus dependentes). As inscrições serão realizadas na Coordenação de Artes Cênicas. Informações pelo e-mail cac@smc.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289-8062.
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Ministrante: Lila Vieira
Data: 10 de maio a 21 de junho – segundas, das 19h às 21h30
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
(Rua da República, 575 – Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre)
Investimento: R$100,00
(desconto de 20% para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e seus dependentes)
Faixa etária: a partir dos 16 anos
Informações e inscrições:
Coordenação de Artes Cênicas
Av. Erico Veríssimo nº 307
3289-8062 / 3289.8064