Grupo Experimental de Teatro abre inscrições
para novo módulo de oficina
Sucesso de Jorge Andrade conduz ao experimento Nelson Rodrigues
Em março, o Grupo Experimental de Teatro - GET, sob coordenação de Maurício Guzinski, retornará às atividades com a criação de um novo módulo para montagem de textos, desta vez, sobre a obra de Nelson Rodrigues.
O último módulo realizado pelo GET resultou no experimento “Para dentro do labirinto”, sobre a obra de Jorge de Andrade. Apresentado em dezembro e janeiro na Sala Álvaro Moreyra, o espetáculo obteve uma positiva receptividade do público.
Para o módulo “Montagem de Textos de Nelson Rodrigues”, o GET recebe inscrições entre 2 e 12 de março, para a audição que acontecerá no dia 23 de março. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Artes Cênicas (Av. Érico Veríssimo, 307, tel.: 3289-8064 – cac@smc.prefpoa.com.br).
O módulo sobre Nelson Rodrigues irá ocorrer às terças e sextas-feiras de abril e maio, sob coordenação de Mauricio Guzinski (ator, diretor e professor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura) . Já o módulo sobre Jorge Andrade permanecerá em estudo nas segundas e quintas. O grupo que vem trabalhando desde outubro de 2009 continuará aprofundando a investigação do ator em sua relação com a palavra e verificando a possibilidade de incluir novos textos do dramaturgo no espetáculo - espécie de work in process - Para Dentro do Labirinto. Os dois grupos terão um trabalho comum de Voz sob a orientação de Laura Backes (atriz, coreógrafa e técnica em cultura da Secretaria Municipal de Cultura).
Inscrições para o Módulo Montagem de Textos de Nelson Rodrigues
Período: 02 a 12 de março de 2010
Local: Cordenação de artes cênicas – CAC - Erico Veríssimo, 307, tel.: 32898064 – cac@smc.prefpoa.com.br
Apresentar currículo e carta de intenção!
Realização: Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal da Cultura
Sobre Mauricio Guzinski:
ator, diretor e professor de teatro. Licenciado em Arte Dramática, Bacharel em Direção Teatral e Especialista em Teatro Contemporâneo, DAD/UFRGS. Atuou em “Encontro no Bar”, “Dercybiônica”, “Macbeth”, “Fullano”, “Tragikos”, entre outros. Dirigiu “Dona Possança”, “Antonio Chimango” (Açorianos Especial pela Criação, 1985), “Macbeth” (Açorianos de Melhor Cenário e Figurino, 1989), “Amores & Facadas” (Açorianos Melhor Ator Coadjuvante, 1992), etc. Participou da International School of Theater Antropology, 1994 e 1996. Fez estágios com Eugenio Barba e o Odin Teatret, em Holstebro, Dinamarca (1995) e com Gabrielle Roth, NY, EUA (2003). Professor da SMC, desde 1985, onde foi diretor da Oficina Teatral Carlos Carvalho e do Teatro Renascença, criou o Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator, realizou a Mostra Antropologia Teatral e Cultura Brasileira, coordena o Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho e o Grupo Experimental de Teatro.
Sobre Laura Backes:
Atriz formada em Artes cênicas pelo DAD/UFRGS, onde atualmente conclui o mestrado com pesquisa focada na relação voz-corpo-emoção. Participou de espetáculos como O Barão nas Árvores, direção de Roberto Oliveira e o musical A paixão dos mendigos, direção de Paulo Gaiger, nos quais cantava e atuava. Integrou o Coral da UFRGS e o Grupo Vocal Mandrialis. Participou dos espetáculos de Dança Ache seu Par e Física Prática I. Alia, em sua formação, o trabalho corporal com acrobacia e dança contemporânea (com Leela Alaniz, Dagmar Dorneles, Jussara Miranda, Luciane Coccaro e Cibele Sastre) com cursos na área de voz (com Sonya Prazeres, Meredith Monk /EUA e Pantheatre/França).