sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Pesquisa sobre as Artes Cênicas em Porto Alegre
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
MARLENI
Sucesso de público e de crítica na Europa, o espetáculo Marleni, de Thea Dorn, está sendo interpretado pela primeira vez no Brasil pelas atrizes gaúchas Ida Celina Weber e Araci Esteves, numa atuação conjunta também inédita. O texto afiado e inteligente da dramaturga alemã narra o encontro fictício das duas divas já envelhecidas e propõe reflexões universais e atuais como a dignidade humana, a solidão e o sentido da vida. São mulheres fortes e determinadas, que, ao se posicionarem politicamente numa das épocas mais conturbadas do século XX, foram levadas à glória, mas também ao esquecimento.
Ficha Técnica
Cenografia: Élcio Rossini
Coreografia: Silvia Wolff
Direção: Liliana Sulzbach e Márcia do Canto
Elenco: Araci Esteves e Ida Celina Weber
Figurinos: Élcio Rossini
Iluminação: Cláudia de Bem
Produção Executiva: Francine Kath
Trilha Sonora: Kiko Ferraz e Nico Nicolaiewsky
de 27 de agosto a 06 de setembro
quintas, sexta e sábados às 21h, domingos às 19h
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Seminário: Teatro, a Arte do Ator
Oficina - A palavra na arte do ator, diferentes caminhos
com Mauricio Guzinski
Inscrições: de 24 a 27 de agosto
Seleção: através de currículo e carta de intenções
Público alvo: interessados em ingressar no Grupo Experimental de Teatro da SMC
Aberta ao público, sem necessidade de inscrição
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Programação dos Palcos Municipais
DOIS IDIOTAS
Direção: Zé Adão Barbosa
A peça conta a história de dois sujeitos, Teimosinho e Mandão, que transformam em guerra uma relação que poderia ser gentil. Cada qual com uma vela acesa na mão, exigem que seu vizinho apague sua velinha, mas nenhum dos dois quer ceder. Cada um acha que pode exigir do outro o que não faz, e as ameaças vão crescendo. Nenhum acordo é feito, até que acontece o inevitável...
Com direção de Zé Adão Barbosa, atuação de Jeffie Lopes e Vinícius Meneguzzi e a participação de Marcelo Mertins - executando a trilha sonora ao vivo, relembrando os filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton -, esta adaptação teatral do livro “Dois idiotas sentados, cada qual no seu barril”, de Ruth Rocha, trata com irreverência sobre temas como INTOLERÂNCIA e GUERRA.
DO OUTRO LADO DO BURACO
A curiosa Arabela deixa seu cachorro cair neste buraco e resolve descer para procurá-lo. Durante a procura, Arabela descobre que o lixo não desaparece e empreende uma jornada que a levará a conhecer divertidos personagens que mostram que quase tudo é reutilizável. Cada espectador é capaz de construir seu próprio pensamento sobre o destino do seu lixo no decorrer da trama, ao perceber a quantidade de coisas que podem ser reaproveitadas.
Sábados e domingos às 16h
O BAIRRO
Direção: Marco Fronchetti
Adaptação para teatro dos livros da série de mesmo nome do português Gonçalo M. Tavares, um dos mais destacados escritores em língua portuguesa da atualidade. O autor compõe, nesta série, uma cartografia ficcional da literatura. Aborda o universo de grandes escritores e pensadores do século XX.
Sala Álvaro Moreyra
20 de agosto a 06 de setembro
Quintas a sábados às 21 horas
Domingos às 20 horas
CANTO DE CRAVO E ROSA
Direção: Jessé Oliveira
A fábula que narra as intrigas da Venenosa Senhora Aranhosa, as trapalhadas do Sapo guloso e ingênuo, o amor do Cravo e da Rosa e a perspicácia do Grilo, da Joaninha e de outros bichos do jardim, é repleta de acrobacias, cores e música, e valoriza a identidade do pequeno cidadão com seu povo.
22 de agosto a 06 de setembro
Sábados e domingos 16h
O AVARENTO
Direção: Gilberto Fonseca
Através da história de um usurário que trata sua família como a extensão de seus negócios, a peça retrata as relações afetivas norteadas pelo interesse financeiro, apresentando três tipos de amores presentes no texto e a todos nós no decorrer da vida: o amor material, o sexual e o romântico.
21 de agosto a 06 de setembro
Sextas e sábados 21h
Domingos às 20h
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
FÓRUM: TEATROS MUNICIPAIS
Esclareça suas dúvidas, escreva suas críticas e dê sugestões sobre a utilização Teatros Municipais!
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Estréia Sexta!
O Avarento, uma das mais festejadas comédias de Molière, conta a história de Harpagão, velho sovina, incapaz de cultivar sentimento por qualquer outro bem que não sejam suas moedas de ouro.
A montagem, contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/ 2008. marca o inicio da trilogia “As três Batidas de Moliére”, idealizada pelo Grupo Farsa, que há seis anos pesquisa essa linguagem cômica.
No enredo de O Avarento, o grupo encontrou argumento para falar sobre as paixões que movem o espírito humano: o poder, o coração e o prazer, retratando com ironia a inversão de valores típica de uma sociedade norteada pelo interesse financeiro.
A direção é de Gilberto Fonseca e no papel título está o ator Elison Couto. Também no elenco: Lúcia Bendati, Zé Mário Storino, Marcos Chaves, Daiane Oliveira, Lucas Krug, Ariane Guerra, e João Pedro Madureira.
Teatro de Câmara Túlio Piva
Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Desconto de 50% para idosos, estudantes, professores, classe artística e Clube de assinantes ZH
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Projeto Novas Caras
Teatro de Câmara Túlio Piva
ENTRADA FRANCA.
No dia 19 de agosto, Cidade de Mulher.
No dia 26 de agosto, Terra de Senhora.
No dia 02 de setembro, apresentação da trilogia na íntegra.
Direção e produção: Ana Paula Zanandréa
Figurinos: Rafael Körbes
Confecção de Figurinos: Ilse Ritter
Dramaturgia e Cenografia: O grupo
Criação de Luz e Operação: Fabiana Santos
Operação de som: Camila Rosa
Trilha Sonora Original: (a partir de contos de Eduardo Galeano):
Lucas Volpatto (violão), Daniel Castilhos (acordeon) e Elisa Volpatto
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Bate Papo com FUNARTE
No dia 04 de agosto, terça-feira, às 19h, estaremos recebendo o ator Sergio Mamberti, presidente da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) e Marcelo Bones, diretor do Centro de Artes Cênicas da mesma instituição na Sala Álvaro Moreyra.
Vamos discutir políticas públicas de incentivo à cultura da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) e opinar sobre ações, editais e o planejamento para 2010.
* Esta atividade faz parte da programação em comemoração aos 10 anos da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais realizada em parceria com a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura.
Semana Oigalê
Os palcos municipais serão ocupados por oficinas, bate-papos e espetáculos do grupo.
Confira a programação abaixo:
4 de agosto
BATE PAPO COM A FUNARTE
Sala Álvaro Moreyra
terça às 19h
5 e 6 de agosto
ERA UMA VEZ...UMA FÁBULA ASSOMBROSA
Este espetáculo é uma livre adaptação do livro “Era uma vez...” do jornalista, cartunista e escritor Claudius Ceccon, continuando a pesquisa do grupo acerca do universo da infância e da juventude. A encenação aprofunda a pesquisa no teatro de sombras, partindo das imagens fecundas propostas pelo autor.
Teatro Renascença
quarta e quinta às 20h
8 e 9 de agosto
ERA UMA VEZ...UMA FÁBULA ASSOMBROSA
Teatro Renascença
sábado e domingo às 16h
9 de agosto
DEUS E O DIABO NA TERRA DA MISÉRIA
Livre adaptação do Capítulo XXI do livro "Dom Segundo Sombra" de Ricardo Guiraldes, mais conhecido como Ferreiro e a Morte. Todos os recursos que o teatro de rua oferece são usados e mesclados à cultura pampiana, enfocando, neste caso, o contador de causo. “Deus e o Diabo” é um causo que vira teatro, trova, rima e música. Uma farsa gaudéria que conta como a Miséria ficou espalhada pelo mundo.
Brique da Redenção
domingo às 11h
10 de agosto
MISÉRIA SERVIDOR DE DOIS ESTANCIEIROS
Adaptação do Clássico “Arlequim Servidor de dois Amos”, de Carlo Goldoni. É a continuidade da saga do personagem Miséria (espetáculo Deus e o Diabo), que depois de sua suposta morte não pôde entrar no céu e nem no inferno, então ficou vagando pelo Pampa e a capital Porto Alegre no final do século XIX. Nesta nova trajetória, Miséria tenta trabalhar como carregador. Quando se dá conta que o que ganha é pouco, começa a trabalhar para dois estancieiros que chegam do interior. É no meio destas confusões que se dão as peripécias de Miséria na capital.
Centro Municipal de Cultura
segunda às 20h
15 e 16 de agosto
O NEGRINHO DO PASTOREIO
Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. É a lenda mais autêntica do folclore do Rio Grande do Sul. Conta a saga de um escravo que por ter perdido uma corrida de cavalos é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.
Chafariz da Redenção
sábado e domingo às 16h
www.oigale.com.br