ESPETÁCULOS, MOSTRA DE EXERCÍCIOS, OFICINAS E PALESTRAS COM ENTRADA FRANCAO Neelic – Núcleo de Experimentação da Linguagem Cênica – foi criado em 2003 e vem desenvolvendo seu trabalho a partir da perspectiva de três linhas: Prática, Ensino e Pesquisa. O grupo mantém um trabalho de responsabilidade social, através da gratuidade e/ou baixos custos de seus cursos e espetáculos.
O evento alusivo aos 6 anos de trabalho continuado envolve apresentações gratuitas de seus espetáculos e atividades formativas como oficinas e palestra.
A Semana Neelic tem a parceria da Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação de Artes Cênicas.
De 08 a 13 de dezembro
Sala Álvaro Moreyra – Centro Municipal da Cultura
Entrada Franca!OFICINASOficina
“Voz Para Teatro”, com a atriz e professora licenciada UFRGS Anna Fuão -08 de dezembro - terça-feira -10h ás 12h
Oficina
“Música Orgânica”, com o percussionista Guilherme Sanches - Fejão - 09 de dezembro- quarta-feira - 09h às 11h
Oficina
“Acrobacias Para Teatro”, com a atriz, professora e diretora Desirée Pessoa. 10 e 11 de dezembro -quinta e sexta-feira - 10h às 12h
Palestra
“Nelson Rodrigues: vida e obra”, com o diretor de teatro Caco Coelho - 11 de dezembro - sexta feira, às 21h
Para a palestra não há necessidade de inscrição prévia.
ESPETÁCULOS08 DE DEZEMBRO – TERÇA – 20h
ELOGIO DO ESQUECIMENTO
Livremente inspirada na obra poética de Bertolt Brecht, a peça retrata uma realidade inerente ao ser humano: a necessidade de vencer pela força. Pessoas são surpreendidas em suas próprias casas, agredidas física e moralmente. O espetáculo é a conclusão dos alunos de nível intermediário de uma das turmas do Sistema para Formação de Atuadores Teatrais do Neelic. Direção: Desirée Pessoa / Elenco: Rogério de Almeida, Juliana Charão, Simone Bianchini, Naiana Tedesco, Joice Rossato, Bruno Fernandes, Guilherme Paniz, Camila Almeida, Marcos Ibias.
09 DE DEZEMBRO – QUARTA – 20h
A CARTA ROUBADA
Baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe, gira em torno do mistério de uma carta que foi roubada de uma figura da realeza parisiense. O espetáculo é a conclusão dos alunos de nível intermediário de uma das turmas do Sistema para Formação de Atuadores Teatrais do Neelic. Direção: Desirée Pessoa /Elenco: Adriano Valduga, Suzana Schneider, Camila Almeida, Naiana Tedesco, Isolde Bianchini, Carlos Araújo, Patricia Vieira, Daniel Roessler.
10 DE DEZEMBRO – QUINTA – 20h
DRAMEN DES ALLTAGS - (em português, “Dramas do Cotidiano”)Um apanhado poético de situações corriqueiras e da condição humana. Conclusão do nível avançado do Sistema para Formação de Atuadores Teatrais do Neelic. Roteiro e Direção: Desirée Pessoa / Elenco: Fabiana Montin, Bruno Fernandes, Thiago Oliveira, Clau Fertsch, Anelise Ribeiro, Andiara Moraes, Pablo Corroche, Aninha Feijó, Adriano Valduga, Vanda Bressiani, Mayara Bortolotto, Mariapia Ribeiro, Barbara Amaral, Cecília Suñe.
11 DE DEZEMBRO – SEXTA – 20h
UM NELSON - adaptação de O Beijo no AsfaltoCriação a partir de movimentos e sons inspirados na obra de Nelson Rodrigues. Direção: Desirée Pessoa / Elenco: Vanda Bressiani, Pablo Corroche, Mayara Bortolotto, Mariapia Ribeiro, Kátia Berger, Adriano Valduga, Patricia Vieira, Carlos Araújo, Diego Acauan.
12 DE DEZEMBRO - SÁBADO
18h30 – Mostra de Exercícios TeatraisCenas de comédia trabalhadas pelos alunos de uma das turmas do nível iniciante do Sistema para Formação de Atuadores Teatrais do Neelic.
20h - SEM AÇÚCARA história é desenvolvida a partir da relação dos personagens, que, isolados em seus universos, quase sem querer acabam se encontrando. O espetáculo é criação coletiva do Grupo Neelic, com dramaturgia própria, inspirada em contos da literatura, e estética contemporânea. Direção: Desirée Pessoa / Elenco: Juliana Wolkmer, Desirée Pessoa, Fabiana Montin, Silvio Ramão.
13 DE DEZEMBRO - DOMINGO
17h - Mostra de Exercícios TeatraisCenas de diversos gêneros trabalhadas pelos alunos de duas das turmas do nível iniciante do Sistema para Formação de Atuadores Teatrais do Neelic.
20h - O RETRATOBaseada em O Retrato de Dorian Gray, a peça conserva a peculiaridade estética proposta por Wilde na literatura, porém adaptada ao teatro. Obcecado pela beleza dionisíaca do jovem Dorian Gray, o artista Hallward faz dele seu modelo. Hallward fica fascinado pelo belo e perturbador Dorian. Confrontado com a beleza do seu retrato e a impossibilidade de mantê-la para sempre, Dorian promete a sua alma em troca da juventude eterna. Direção: Desirée Pessoa / Elenco: Fabiana Montin, Desirée Pessoa, Clau Fertsch, Juliana Wolkmer, Pablo Corroche, Ana Lúcia Feijó, Bruno Fernandes.